Acesse também
sábado, 18 de julho de 2009
Motoristas, ciclistas e outros cidadãos...
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Adensar e qualificar...
quarta-feira, 8 de julho de 2009
oasissantacatarina.ning.com
PRIVATIZAÇÃO DO ESGOTO!
terça-feira, 7 de julho de 2009
TEGUCIGALPA
Tegucigalpa é a capital e a maior cidade das Honduras. Localiza-se no interior, no sul do país, aos pés da colina El Picacho, em um estreito vale formado pelo rio Grande ou Choluteca. Foi fundada em 1578 pelos espanhóis com a designação de San Miguel de Tegucigalpa. Tornou-se capital em 1880. Tegucigalpa é também a capital do departamento de Francisco Morazán.
O nome deriva do náuatle Teguz-galpa, que significa "montanhas de prata".
ou seja, nada de mais, a não ser em pleno século XXI um golpe de estado sem sentido, aplicado por uma direita decrépta e arcaica, uma mídia descompromissada com as questóes nacionais e sociais e um exército atrasado do ponto de vista político e militar.
A princípio, nós arquitetos estamos à nos perguntar, o que temos a ver com isso? Justamente, esta é nossa grande dívida, viver alienados, desconectados da realidade e dos problemas da cidades e das pessoas reais, no cotidiano, no dia a dia. Náo há planejamento urbano, arquitetura ou cidade, sem democracia e sem respeito às regras mínimas do humanismo e da vida comum e social em pleno século XXI. Precisamos incorporar as questões políticas ao nosso conjunto de preocupações, sem deixar de lado as questões técnicas, ao contrário, concentrar nestas e ir além, lutar e se organizar para viabilizar e implantar nossas idéias e projetos, apesar dos maus políticos e com apoio dos bons.
Qualquer arquitetura passa a ter sentido se estiver comprometida com as pessoas e com a cidade, náo há discurso sem prática e princípios verdadeiros e democráticos. Vilanova Artigas teve a coragem de assumir suas posicões políticas, foi cassado e mesmo assim a qualidade de sua arquitetura, antes e depois, segue como uma grande referência; talvez sua contribuição com as transformações sociais brasileiras tenham maior importância e permanência que sua arquitetura, sem diminuir a importância desta, ao contrário, apenas a engrandece!