sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Esclarecimento IAB - Beira-Rio!

Para que dirimir quaisquer dúvidas ou mal entendidos é importante reforçar alguns pontos em relação ao posicionamento dos arquitetos e urbanistas, demais profissionais, GEU-BLUMENAU e IAB-BLUMENAU em relação à polêmica urbana mais recente de nossa cidade, a Reurbanização da Beira-rio, margem-esquerda: 1) O IAB-BLUMENAU é uma entidade autônoma de congraçamente e articulação da profissão, dos profissionais e da arquitetura e do urbanismo, não tem e nunca teve representação ou autoridade para representar de forma direta e muito menos legal, o conjunto de arquitetos da cidade e região;
2) O IAB-BLUMENAU vem se manifestando e se posicionando em defesa da cidade, suas qualidades, do patrimônio ambiental, social, cultural, urbano e arquitetônico da nossa região. Na primeira hora pós-desastre se colocou à disposição para ajudar e participar com seus conhecimentos técnicos e atribuições profissionais, representado por um grupo de arquitetos e convidando todos os demais;
3) O GEU ou Grupo de Estudos Urbanos foi criado no âmbito do IAB com o intuíto de discutir, estudar e polemizar sobre as questões pertinente á profissão, como urbanismo, desenho urbano, gestão pública, arquitetura etc. Mas não existe nenhum vínculo formal ou dependência de um em relação ao outro, inclusive juridicamente. O GEU têm autonomia e suas opiniões e posições publicadas neste BLOG NÃO REPRESENTAM A POSIÇÃO NEM DO IAB-BLUMENAU E NEM A DOS DEMAIS PROFISSIONAIS;
4) O texto publicado mais abaixo e divulgado erroneamente como sendo de autoria do IAB-BLUMENAU é de autoria das entidades que a subscrevem abaixo do referido texto, ou seja, NEUR, ACAPRENA e PROJETO PIAVA . O fato de estar publicado neste blog não significa que a entidade IAB concorda com ele. Abaixo segue carta do IAB, pública, enviada ao Prefeito Municipal, ali está explícita a posição da entidade.
5) O IAB-BLUMENAU se reunirá nesta quarta feira dia 09/12, para deliberar e se posicionar oficialmente sobre este assunto. Aproveitamos a oportunidade para CONVIDAR todos os arquitetos e urbanistas interessados.
6) O IAB, como vem fazendo de forma corajosa e responsável nos últimos anos em Blumenau, não deixará de tomar uma posição e torná-la pública, baseando-se nos critérios técnicos e nas suas atribuições profissionais, mas principalmente na opinião da maioria dos presentes na reunião.
7) Esse esclarecimento não foi redigido e nem representa a posição do IAB, foi uma iniciativa do GEU-BLUMENAU e o IAB poderá se manifestar em oportunidade adequada.
8) Independente de posições partidárias ou divergências técnicas, todos temos que defender a paisagem urbana, a sociedade e sua relação equilibrada com a natureza, a identidade da cidade e acima de tudo defender que as decisões e políticas públicas sejam tomadas após amplo processo de divulgação, informação, participação e opinião; e que as decisões reflitam a opinião da maioria da sociedade, nem que para isso seja necessário desagradar outros interesses ou para reformular decisões equivocadas.
Agradecemos a atenção de todos e convidamos todos os arquitetos e cidadãos para lutar de forma radical para que tenhamos cidades melhores, mais bonitas, mais democráticas e mais sustentáveis, para esta e as próximas gerações. Somos responsáveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

participe desta rede de idéias...