Acesse também
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Instituto de Geologia e o planejamento urbano
Necessária esta iniciativa da Prefeitura de propor um Instituto de Geologia, diante da nossa realidade físico-espacial é fundamental estudar e conhecer as características geológicas, geomorfológicas, cobertura vegetal, uso e ocupação do solo etc. Importante que este não seja apenas mais um órgão da estrutura pública a desenvolver estudos isolados e que não se relacionam com todas as outras dimensões da cidade. Apenas com integração e interdisciplinaridade será possível um planejamento urbano equilibrado e coerente; a gestão urbanas e as intervenções devem ser dirigidas por uma ação integrada de todas as áreas técnicas e administrativas, considerando a relação entre as nossas características ambientais, sistema de mobilidade, uso e ocupação do solo, aspectos sociais, culturais e históricos, paisagem urbana, vocação e desenvolvimento econômico, integração regional, etc. Esperamos que este desastre possa ser um marco para uma nova visão de cidade, uma concepção em consonância com o século XXI.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Certamente um Institudo como este, agregaria uma maior percepção da cidade como um todo, conhecendo suas condicionantes e potencialidades. Dessa forma, e aliado aos demais órgãos e classes interessadas, as probabilidades de proximidade à um planejamento urbano coerente e adequado à realidade local, seria uma tarefa menos utópica... e mais concreta!!!
ResponderExcluirNa verdade considero que não haverá demanda para manter um instituto exclusivo e desse porte, talvez o mais adequado seria instituir um núcleo de estudos geológicos no âmbito do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau.
ResponderExcluir