segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Coragem e mobilidade!

O Editorial do JSC de hoje aborda um tema muito importante e caro aos arquitetos, a questáo da humanização das cidades, mais especificamente trata da mudança de paradigma no trânsito das cidades de porte médio e grande. É um indicativo da postura que nossos governantes devem adotar, pensando e agindo com mais criatividade, estatura política e coragem; tomando decisões de impacto positivo e amplo no nosso dia a dia urbano, decisões de grande repercussão baseadas em políticas públicas em sintonia com o século XXI e com as necessidades e características de cada região. Para ilustrar cito alguns exemplos singelos: criar uma estratégia radical de mobilidade não motorizada e de transporte coletivo, com ciclovias interligadas, seguras, confortáveis e práticas; estacionamentos de bicicletas e carros contíguos aos terminais urbanos; implantação de um sistema público de bicicletas urbanas; desapropriação e criação de espaços públicos (praças e parques) ao londo deste sistema cicloviário, onde o ciclista e pedestre pudessem parar para descansar, praticar esportes, ler, meditar e socializar. Resumindo, não adianta pensar de forma isolada, com medidas pontuais e desconectas, é preciso planejar a curto, médio e longo prazo e começar a implantar o sistema imediatamente, com medidas ágeis. Talvez seja a hora de pensar de uma outra forma, exigir representantes políticos mais ligados à nossa realidade e nossas necessidades, governantes criativos e flexíveis, dispostos a construir um grande projeto para suas cidades, mesmo antes de eleitos; um projeto coletivo, amplo e participativo, que expresse as expectativas de todos e apontem para um caminho comum, em sintonia com a vocação da região.
fonte imagens internet: ceraunavolta.wordpress.com reciclocidade.wordpress.com QUEM TIVER IMAGENS PODE ENVIAR PARA O BLOG, UMA DAS ATIVIDADES QUE QUEREMOS DESENVOLVER NO GEU É UM BANCO DE IMAGENS DE BOAS SOLUÇÕES URBANAS, ALÉM DE UMA REDE DE CONTATOS E PARCERIAS.

Um comentário:

  1. http://br.youtube.com/watch?v=WFmR9q1RsUU&eurl=http://www.gpfreitas.com/?p=25

    Não deixe de ver esse vídeo: ciclovias para as cidades que queremos, excelente para ser mostrado nas reuniões. Um exemplo de ciclovias na cidade de Bogotá.
    " Estava pensando no que disse Vinicius: “a vida é a arte do encontro” . Se ele estiver certo, acho que estamos vivendo menos escondidos atrás de uma quantidade desnecessária de metal e vidro. Em todos os sentidos. Falamos menos com as pessoas da nossa comunidade; olhamos menos para o ambiente que nos cerca; deixamos de cultivar a amizade e a camaradagem. Sem falar nas surpresas do dia-a-dia… Um encontro surpresa numa caminhada costuma terminar em um sorriso ou aperto de mão; um encontro surpresa no trânsito muitas vezes tem um desfecho menos agradável, com dois carros colidindo a muitos quilômetros por hora…".
    Coloque o vídeo no blog

    ResponderExcluir

participe desta rede de idéias...