sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ELEMENTAL!

Em entrevista a Revista Projeto (janeiro 2009) Alejandro Aravena se mostra um arquiteto do século XXI, aliás, um arquiteto em sintonia com as demandas sociais e ambientais, com as necessidades e expectativas deste século que ainda não começou... É simplesmente uma lição de como operar e criar um negócio sustentável mantendo a criatividade, a busca, a exploração e o desafio aos limites. Para a mediocridade reinante fica o alerta: ter um negócio ou empresa lucrativa não significa se enquadrar às regras do século passado e engessar o processo criativo, ao contrário, um dos principais e mais valiosos ativos deste novo século será, sem dúvida, a criatividade, articulada através de uma rede de relacionamentos e expertises e atuando em vários níveis sociais, sem preconceitos ou frescuras.
http://www.elementalchile.cl/ Creio que o momento específico pelo qual passamos aqui em Santa Catarina nos permite abrir novos horizontes, novas possibilidades, desde que nos organizemos e tenhamos metas comuns. A concorrência existe e pode ser saudável, mas não deve ser sobrepor à cooperação. Parece que os arquitetos de Blumenau (IAB, GEU e outros) estão dando um bom exemplo de que é possível, mesmo que seja apenas o primeiro passo. Sugiro que acessem o site da Elemental, acima, e naveguem com prazer.

3 comentários:

  1. Se conseguirmos aliar a cooperação e a criatividade de cada um nos trabalhos desenvolvidos com ceteza teremos sucesso e ótimos retornos! Os Arquitetos de Blumenau estão fazendo um grande trabalho a favor dos desabrigados. É gratificante saber que têm pessoas que se preocupam com os outros e não olham somente para si.

    ResponderExcluir
  2. sim, e o primeiro passo é o interesse dos arquitetos, o mais difícil, pois ainda há muitos que pensam apenas em seus próprios umbigos, criando um ciclo vicioso onde não crescem porque não vão em busca das coisas e não participam porque estão administrando o seu próprio umbigo. Ou seja, não despertam para as grandes possibilidades, inclusive em termos de sustentabilidade financeira.

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia o site, mas há muito tempo não o visitava. Os projetos e obras chilenas estão realmente revolucionando a arquitetura! e são nestes projetos que precisamos nos inspirar! Quero começar a participar mais do blog e encontros. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

participe desta rede de idéias...