quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Prefeito reconhece Movimento dos Atingidos pelo Desastre - MAD

Aconteceu nesta quarta-feira, uma reunião entre o Prefeito e a coordenação do Movimento dos Atingidos pelo Desastre, foi um momento histórico e promete render bons frutos na luta por moradia e pela reforma urbana, tornando a cidade mais democrática e justa; fazendo valer a função social da propriedade e da cidade. Houve grandes avanços concretos:
- o Prefeito reconheceu o movimento como legítimo representante dos desabrigados e estabeleceu uma agenda de reuniões; - o Prefeito aceitou e reconheceu a importancia da participação direta dos desabrigados em todas as decisões e na elaboração dos projetos, inclusive na escolha dos terrenos; - o Prefeito assumiu o compromisso de construir 5 mil casas; - todas as pessoas que perderam suas casas serão contempladas, independentemente de serem proprietárias, locatárias ou morar de favor; sejam área regulares ou não;
Foram vários outros compromissos assumidos e todos saíram satisfeitos, pelo menos com os discursos, é claro que tudo dependerá da prática e da ação, mas o que interessa é que demos mais um passo na direção de uma cidade melhor. Podemos contar com o Estatuto da Cidade e o Fórum Nacional de Reforma Urbana para balizar todas as ações, que devem ser conjuntas e respeitar os critérios técnicos para garantir moradias dígnas, confortáveis e bem localizadas. O GEU e o IAB estão tendo um papel importante em todo esse processo, nós arquitetos estamos do lado da boa técnica e defendemos que os projetos sejam participativos, queremos contribuir com nosso conhecimento técnico ouvindo os desabrigados, que são os maiores interessados e devem se organizar e se unir para garantir um lar ideal para os próximos 30 anos. PARABÉNS A TODOS, ESTAMOS CONSTRUÍNDO UM CAMINHO PARA UMA CIDADE MELHOR E MAIS DEMOCRÁTICA!
www.reformaurbana.org.br

Um comentário:

  1. O reconhecimento do Movimento pelo Prefeito foi muito importante para todo o processo, agora se estabelecerá os princípios democráticos da cidade e uma participação cidadã no rumo da reconstrução e dos projetos habitacionais.

    ResponderExcluir

participe desta rede de idéias...