sábado, 19 de setembro de 2009

Artigo Patrimônio Ambiental publicado no Santa

Foi publicado na edição deste final de semana, 19/09, do Jornal de Santa Catarina o artigo Patrimônio Ambiental, postado num post anterior abaixo, do arquiteto e urbanista Christian Krambeck, integrante do IAB e um dos coordenadores do Grupo de Estudos Urbanos de Blumenau. Comentários podem ser postados diretamente aqui neste blog.

Um comentário:

  1. Realmente, as notícias refrentes a cidade de Blumenau "surgem" ou "brotam" como fatos consumados e como se fossem algum tipo de resposta que a população local estivesse realmente esperando ou necessitando. De repente um casarão centenário é demolido porque estava abandonado e significava "uma ameaça" à "sociedade" blumenauenese, mas provavelmente o sujeito que não cuidou do bem histórico como deveria (inclusive por lei), não vai deixar abandonado este terreno. De repente, a margem esquerda da Beira Rio já está em processo de licitação e com a urgência de aprovação para o financiamento, quando não foi realmente discutido com quem entende do assunto. As torres agora no campo do BEC? Na rua mais histórica da cidade, em terreno inundável e com impacto ambiental e de vizinhança espetacular.
    A falta de discussão, de audiências públicas, do tempo de "digestão" sobre esses assuntos é fato raro de ser aceito hoje em dia nas cidades contemporâneas. Cade o participação popular, plano diretor realmente partcipativo, as discussões, os estudos de impacto ambiental e de vizinhança. Eu diria até, cadê o Estatuto da Cidade? E por que não, cadê o Ministério Público?
    Não devemos congelar a cidade, mas acho necessário ter diretrizes bem definidas. Já se foi o tempo das grandes obras públicas eleitoreiras nas cidades (em algumas ainda não, cuidado). Agora a grande sacada são as facilitações para a especulação do setor privado, que financia as campanhas e depois impõe suas exigências ao poder executivo. Não sei se seria o caso de Blumenau, mas seria interessante começar a descobrir quem está realmente governando a cidade. E com que interesses está fazendo isso.
    Acorda Blumenau!
    Bernardo Brasil.

    ResponderExcluir

participe desta rede de idéias...