Uma nova ameaça? Ou apenas mais uma! Está virando rotina a tomada de decisões sem a devida discussão pública e o direito ao contraditório e opiniões contrárias - princípio de qualquer democracia e gestão urbana. Trata-se do projeto para a Beira-Rio, margem esquerda. Antes de polemizar e afirmar coisas que não se sabe com precisão, talvez seja melhor formular preocupações e dúvidas:
- será que o projeto foi realmente apresentado à sociedade e discutido e amadurecido como devido?
- ou será que, diante das trajédias ambientais, vamos usar a pressa como pretexto para continuar perpetuando situações de risco e realizando projetos sem o devido planejamento?
- será que o projeto respeita uma das principais e mais marcantes características paisagísticas e ambientais de Blumenau, a vegetação exuberante que permeia esse lindo vale cortado pelo Itajaí-Açú e rios menores?
- será que o projeto atende as expectativas e necessidades de toda a socieade ou apenas os proprietários daquela margem?
- será que não é possível conciliar um projeto avançado, abrangente, moderno e manter o respeito e preservação do meio ambiente?
- será que os pássaros, capivaras, borboletas, roedores e outros animais e insetos vão continuar ali sobre um tapete de concreto?
- será que o projeto é criativo e inovador, ou apenas, uma resposta emergencial para um problema recente?
- será que não seria melhor concluir primeiro o segundo trecho da Beira-Rio, margem direita, antes de investir na outra margem e concretizar um projeto polêmico e que pode desfigurar a cara do centro de Blumenau e prejudicar o meio ambiente?
- Será que os municípios abaixo de Blumenau, no curso do Rio e mais próximos à foz estão sabendo que a velocidade e o volume da água vão aumentar, passando mais rápido por Blumenau e chegando antes e em maior quantidade em seus territórios???/???
Com a palavra o Ministério Público, a FURB, o IAB-BLUMENAU, GEU-BLUMENAU, Secretaria Regional, Secretaria de Planejamento, ACAPRENA, OAB, UNIBLAM, Conselhos de Planejamento e outros e a população em geral...
Bem florido!
ResponderExcluirEsperamos que não fiquem só nas flores.
Para não dizer que não falei das flores.